Feira do Livro Artístico de Berlim está de volta!

Depois de uma longa interrupção devido ao Covid, realizou-se, no passado mês de abril, o Festival do Livro Artístico de Berlim. A feira contou com mais de 300 expositores europeus e internacionais.
Esta ano, a feira focou-se nas práticas de edição de livros artísticos nos países do sul global, especialmente África e artistas da diáspora africana espalhados pelo mundo. O programa teve como convidados/as, entre outros/as, os editores das revistas Afrikadaa, Mosaïques and Clijec, do Cameroon, Chimurenga, da África do Sul, bem como editores e revistas da diáspora africana, tais como as Éditions Mabiki, do Bélgio, e O Menelick 2 Ato, do Brasil. Também foram convidados os/as artistas brasileiros Renata Felinto, Pascale Obolo, fundador da Feira Africana de Livros Artísticos, entre muitos outros/as.
No decorrer da feita foi apresentado o livro Decolonizing Art Book Fairs-Publishing Practices from the South(s), publicado no ano passado in colaboração com Pascale Obolo, Parfait Tabapsi, editores da revista cultural Mosaïques, e do artista e editor Nkule Manaso. O livro quer contribuir para o debate acerca da edição de livros artísticos em África, dando destaque aos artistas do continente africano.
Durante a feira de Berlim teve lugar o habitual Dia da Poesia Concetual, uma manifestação de arte e poesia, que tem como objetivo questionar as fronteiras que separam a arte, da literatura.